Foto de capa
Agronegócio

Alunos em Vera participam do programa Futuro em Campo da Aprosoja-MT

Aproximadamente 300 estudantes do 4º e 5º anos da Escola Municipal Aloizio Jacob Welber conheceram como é a vida do produtor rural na fazenda Dacar, Albino Galvan Neto na estrada Márcia, interior de Vera.

2 MIN LEITURA

Aproximadamente 300 estudantes do 4º e 5º anos da Escola Municipal Aloizio Jacob Welber conheceram como é a vida do produtor rural na fazenda Dacar, Albino Galvan Neto  na estrada Márcia, interior de Vera, na sexta-feira (07).

A expedição foi organizada pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), por meio do Projeto Futuro em Campo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A visita à Fazenda Dacar começou com café da manhã para as crianças e depois a visitação.

Os estudantes que foram para o campo puderam conhecer como funciona a agricultura,  com destaque para a Sustentabilidade, Maquinário, Armazém, Plantação de Eucalipto, Lavoura de Milho, Placas Solares e Aviação Agrícola/Drone.

A coordenadora da escola, professora Vanessa da Silva Costa, destaca que a experiência é um grande aprendizado extraclasse. Um grupo fez o plantio de uma muda de árvore.

“Quando a gente chegou à fazenda vieram especialistas explicando como funciona todo o sistema, divididos por setores. Os alunos puderam ter contato com as plantas, máquinas e interação com os funcionários da propriedade. Para muitos que nunca saíram da cidade, ficará marcado pra vida toda", disse.

O projeto Futuro em Campo começou em 2019, quando crianças de Paranatinga foram à Fazenda Jatobá, em Santiago do Norte. A propriedade pertence à família de Daila Dellai Fabris, que foi uma das idealizadoras do projeto.

É fundamental que as crianças visitem as fazendas e saibam como funciona a produção agrícola.

Segundo Dellai Fabris, delegado da entidade e um dos idealizadores do projeto, para este ano, a novidade da Aprosoja-MT é realizar a expedição em todas as regiões do Estado.

“Na gestão do presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber, a entidade pretende ampliar esse projeto educacional e nós queremos implantar em todos os municípios que nós temos núcleo, para promover essa imersão com mais crianças”, disse.

A expedição contou a a presença da secretária de Educação Itauana de Castro e da diretora da escola Aloizio, Mara Prante Silva. A escola possibilitou que as turmas do matutino e vespertino pudessem ir à fazenda. Outro momento interessante, foi o pouso do helicóptero do Ciopaer "OPERAÇÕES AÉREAS" que foi até a fazenda.

Fonte: Assessoria


2 MIN LEITURA