O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF/MT) e EMPAER fez a entrega dos cartões do Fundo de Apoio à Agricultura Familiar (FUNDAAF) aos beneficiários do município de Vera.
O evento de entrega dos cartões foi nesta quinta-feira (27) no Centro de Eventos Olímpio Gicomelli, e contou com a participação da vice-prefeita Dra Ana, secretário de Agricultura e Desenvolvimento econômico, Tierre Nespolo, de Assistência Social, Amanda Marques, de Gestão Luis Fábio e os vereadores, Robson Freitas e Adailton Siqueira Brito, do Indea de Vera, Paulo Sérgio de Araújo, Fernando Brock extensionista Rural e da agente administrativa da unidade da Empaer em Vera, Luzia Cichelero.
Em Vera, 16 pessoas foram beneficiadas com o cartão, no valor de R$ 6 mil cada um, totalizando R$ 96 mil investidos pelo governo do estado, através do Desenvolve MT.
E o mais importante: sem necessidade de restituição. Conforme destacado pela SEAF/MT, o FUNDAAF é um programa estratégico que vai além da simples concessão de crédito. Seu objetivo principal é impulsionar a agricultura de pequena escala, oferecendo oportunidade, dignidade e desenvolvimento aos produtores.
O FUNDAAF garante apoio financeiro para que o agricultor familiar possa investir em diversas áreas, incluindo:
• Construção ou ampliação de instalações;
• Aquisição de equipamentos agrícolas;
• Recuperação de áreas produtivas;
• Incentivo à agroindustrialização e legalização da produção.
Cada cartão entregue representa um investimento real no agricultor que faz o campo acontecer, permitindo-lhe implementar melhorias estruturais e tecnológicas, muitas vezes por meio de recursos sem reembolso. O foco do programa é nos produtores que utilizam a mão de obra familiar e que têm na propriedade a principal fonte de renda. Os valores vêm de fundo perdido e serão injetados no comércio local que estiver credenciado.
“A entrega em Vera demonstra o compromisso do Governo do Estado em interiorizar as políticas públicas e fortalecer a base produtiva, garantindo que o recurso chegue diretamente a quem mais precisa. A ação é fundamental para fomentar a sucessão familiar e reduzir o êxodo rural, organizando as cadeias produtivas locais”, explicou o secretário de Agricultura do município, Tierre Nespolo, que aproveitou o encontro para lançar um desafio: “Vamos tornar a agricultura familiar de Vera, um exemplo para Mato Grosso, com projetos e fortalecimento”.
Fonte: Ascom


