A colheita da soja da safra 2024/25 em Mato Grosso está praticamente concluída, com 99,92% dos 12,66 milhões de hectares já colhidos, segundo dados divulgados no boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA). O avanço foi tímido na última semana, mas suficiente para manter o ritmo da colheita 0,95 ponto percentual à frente da média dos últimos cinco anos.
Em relação às regiões do estado, a Centro-Sul finalizou completamente os trabalhos a campo. As regiões Nordeste, Sudeste e Oeste também estão com os trabalhos quase encerrados, com 99,94%, 99,91% e 99,47% das áreas colhidas, respectivamente.
O IMEA destacou que, na região Oeste, apenas os municípios localizados no Vale do Guaporé ainda não concluíram a colheita das lavouras de soja.
Com a colheita praticamente encerrada em todo o estado, a produção de soja desta safra poderá ser a maior da história de Mato Grosso. A estimativa aponta para um volume recorde de 49,62 milhões de toneladas, o que, segundo o instituto, tem gerado pressão sobre os preços da oleaginosa no mercado estadual.
Fonte: Redação
