Um dos corredores rodoviários mais estratégicos e, ao mesmo tempo, mais perigosos do Brasil está prestes a ganhar um novo capítulo. O trecho de aproximadamente 245 quilômetros da BR-163, que liga Sinop a Guarantã do Norte, deve finalmente ser duplicado. A medida integra um acordo firmado entre o Ministério dos Transportes, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária Via Brasil, prevendo um investimento de R$ 15 bilhões, somando obras e custos operacionais.
O compromisso, selado nesta quarta-feira (13) em reunião no Tribunal de Contas da União (TCU), inclui a prorrogação em 15 anos do contrato de concessão da Via Brasil, que atualmente administra a rodovia até Miritituba (PA). O projeto agora aguarda análise e aprovação do plenário do TCU, o que deve ocorrer até meados de 2025. Se homologado, o início das obras está estimado para 2026.
Segundo o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, a duplicação é a única solução para reduzir os índices de colisões frontais, frequentes no trecho. A previsão é concluir as obras em 2027, embora fatores como o regime de chuvas possam afetar o cronograma. “O projeto está pronto para sair do papel. Precisamos apenas da validação final para transformar a realidade de quem trafega pela região”, afirmou Vitale.
Enquanto o novo contrato não é oficializado, a Via Brasil mantém frentes de trabalho para conservação e melhorias, com programações semanais que incluem reparos no pavimento e manutenção de sinalização, abrangendo desde Sinop até Guarantã e o prolongamento até Miritituba.
A BR-163, inaugurada em 1976, foi pavimentada em diferentes etapas ao longo das décadas e tornou-se vital para o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste até os portos do Norte. Em Mato Grosso, a duplicação entre Cuiabá e Rondonópolis foi concluída entre 2014 e 2021, mas o trecho entre Sinop e Guarantã permaneceu como gargalo logístico e ponto crítico de acidentes.
Paralelamente, Sinop também testemunha outras obras de modernização viária. A concessionária Nova Rota do Oeste entregou um viaduto e novos trechos pavimentados no perímetro urbano, parte de um investimento de R$ 370 milhões que contempla 26 km de pista nova e a recuperação de 17 km já existentes.
Com o avanço das tratativas, a expectativa é que, nos próximos anos, a BR-163 deixe de figurar nas estatísticas de alto risco e passe a ser exemplo de infraestrutura e segurança para todo o país.
Fonte: Redação
