Construção da maior ponte em MT, alcança 60% de execução e avança na integração do Noroeste do Estado
As obras de infraestrutura em andamento no Noroeste de Mato Grosso avançam com a construção da ponte sobre o rio Juruena, que já atingiu cerca de 60% de execução. Com 1.410 metros de extensão, a estrutura será a maior do Estado e representa um investimento de R$ 269,6 milhões do Governo de Mato Grosso.
A ponte integra um pacote de obras coordenado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), que inclui ainda o asfaltamento de 59 quilômetros da MT-208 e a edificação de outras três pontes ao longo do trajeto, com vãos de 25, 30 e 50 metros. Todas as frentes de trabalho já estão em andamento.
A nova ligação rodoviária vai conectar os municípios de Cotriguaçu e Nova Bandeirantes, passando pelo distrito de Japuranã, assegurando a integração do Noroeste com o Norte mato-grossense. Com a conclusão do projeto, será possível trafegar de Aripuanã e Colniza até Guarantã do Norte e a BR-163 utilizando exclusivamente vias asfaltadas.
Outro impacto direto da obra será o fim da travessia por balsa no rio Juruena, atualmente necessária e que pode levar cerca de uma hora, além de sofrer restrições no período noturno e longas esperas. Segundo o secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, o empreendimento atende a uma demanda histórica da região. “Essa é uma obra que promove a integração do Noroeste e faz justiça com a população local, que há muito tempo aguarda melhores condições logísticas e mais segurança no deslocamento entre municípios”, destacou.
Quando concluída, a ponte sobre o rio Juruena superará com folga a atual maior do Estado, localizada na MT-419, entre Carlinda e Novo Mundo, que possui 692 metros. A dimensão da nova estrutura é tão expressiva que sua extensão equivale a cinco vezes a Arena Pantanal e supera a soma das cinco pontes que ligam os perímetros urbanos de Cuiabá e Várzea Grande.
Fonte: Redação
