Os contribuintes terão o fim de semana para organizar seus documentos antes do início da declaração do Imposto de Renda, que começa na segunda-feira (17). O prazo de entrega vai até 30 de maio, e a Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações neste ano.
Uma das principais facilidades, a declaração pré-preenchida, estará disponível apenas em 1º de abril devido a fatores internos, incluindo a greve na Receita.
Criada em 2014, a declaração pré-preenchida passou a ser fornecida ao programa gerador da Declaração do Imposto de Renda em 2020. A importação dos dados da declaração pré-preenchida evoluiu de 1,2% das declarações, em 2021, para 41,2% no ano passado. Para este ano, a Receita espera que 57% das declarações sejam pré-preenchida.
“Não vamos esperar o dia 1º de abril para liberar as informações para vocês. À medida que as informações forem sendo carregadas [para a base de dados da Receita], vamos disponibilizá-las para quem usa o programa gerador”, explicou o responsável pelo programa do Imposto de Renda 2025, auditor-fiscal José Carlos da Fonseca.
Fonte: Redação
