Foto de capa
Economia

Prefeitura de Vera realiza reunião para apresentar novas regras da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica

O objetivo é esclarecer dúvidas e apresentar as principais mudanças relacionadas à emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), que passará a seguir o padrão nacional a partir de janeiro de 2026.

2 MIN LEITURA

A Prefeitura de Vera, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, realizou uma importante reunião Na manhã desta terça-feira (7), com representantes dos escritórios de contabilidade do município. O encontro, conduzido na sala de reuniões do Paço Municipal, teve como objetivo esclarecer dúvidas e apresentar as principais mudanças relacionadas à emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), que passará a seguir o padrão nacional a partir de janeiro de 2026.

As alterações são parte da adesão do município ao Sistema Nacional da NFS-e, conforme determina a Lei Complementar nº 214/2025. O novo modelo estabelece que todos os documentos fiscais serão emitidos por meio do emissor nacional disponibilizado pela Receita Federal do Brasil, deixando de ser utilizado o sistema municipal Ágili/NFS-e, que ficará disponível apenas para consultas.

O secretário de Administração e Finanças, Roberto Carlos Dambrós, destacou a relevância do momento para a classe contábil e para o município.  “Essa mudança representa um avanço importante na modernização tributária. É fundamental que os contadores estejam alinhados com o novo sistema, pois eles são os principais parceiros do município na orientação dos contribuintes e na garantia do cumprimento correto das obrigações fiscais”, afirmou.

Durante a apresentação, conduzida pelo Diretor do Departamento de Tributos e Arrecadação, Bruno Pozzer, foram explicados pontos essenciais como os prazos de cancelamento e substituição da NFS-e, regras de acesso, retenções previstas em lei e o funcionamento do ambiente de testes.

“Nosso foco é garantir uma transição tranquila e segura. A partir de novembro, Vera já estará integrada ao sistema nacional e, por isso, é importante que todos comecem a se familiarizar com o novo ambiente desde agora”, explicou Bruno.

A reunião reforçou o compromisso da Prefeitura de Vera em manter diálogo constante com os profissionais da contabilidade, assegurando transparência e suporte técnico durante a implementação do novo sistema.

Fonte: Ascom

Compromisso da Prefeitura é manter diálogo constante com profissionais da contabilidade.
Diretor do Departamento de Tributos e Arrecadação da prefeitura e Vera, Bruno Pozzer.

2 MIN LEITURA