Alguns eletrodomésticos são famosos por serem verdadeiros "vampiros" de luz — ou seja, consomem muita eletricidade sem que os donos se deem conta. Esse gasto pode ser influenciado pelo nível das tarefas exigidas de cada aparelho, sua potência, tempo em uso e stand by, ou até mesmo por serem antigos e não contarem coma eficiência energética necessária para manter a conta mais equilibrada. Nesse sentido, é importante analisar o quanto cada aparelho consome e otimizar seu uso para reduzir o custo da luz a cada mês. Pensando nisso, o TechTudo listou alguns aparelhos que costumam passar despercebidos, mas que podem aumentar a sua fatura de energia, cooktop, forno elétrico, air fryer e o micro-ondas. Confira!
8 aparelhos que consomem muita energia e você não sabe:
- Cooktop
- Forno elétrico
- Micro-ondas
- Aquecedor de água
- Air Fryer
- Freezer
- Lava-louça
- Chuveiro elétrico
1. Cooktop
O cooktop se tornou uma alternativa prática aos fogões convencionais, já que ocupa menos espaço e ajuda a economizar gás. O problema é que, a depender de alguns hábitos de uso, ele pode ter um grande impacto na conta de luz, pois precisa usar uma potência alta para aquecer as zonas de indução e cozinhar os alimentos. Para evitar isso, é importante utilizar o ajuste de intensidade conforme o tipo de receita que vai preparar.
2. Forno elétrico
O forno elétrico é uma alternativa que pode ajudar a economizar gás, mas, dependendo da frequência de uso, pode aumentar a conta de luz, especialmente ao utilizar funções como manter aquecido ou manter o aparelho em potência máxima por longos períodos. Para reduzir o consumo, uma dica é preparar mais de uma receita ao mesmo tempo, se o espaço do forno permitir, ou aproveitar o calor residual após assar um prato, evitando a necessidade de pré-aquecer novamente.
3. Micro-ondas
O micro-ondas é outro eletrodoméstico que pode consumir muita energia se não for utilizado da forma correta. Um dos principais erros é usar a potência máxima para qualquer preparo, ao invés de ajustar conforme o tipo de alimento a ser aquecido. Por exemplo, para esquentar uma porção pequena, temperatura pode ser diminuída. Também não é recomendado preparar alimentos muito congelados, pois eles exigem mais energia para aquecer completamente. Além disso, verifique regularmente a vedação das portas, assim como no forno elétrico, para evitar a perda de calor para o ambiente externo.
4. Aquecedor de água
O aquecedor de água pode se tornar um problema se mantiver a água em uma temperatura muito alta constantemente. Por isso, ajuste conforme a necessidade em cada época do ano para que seu uso não pese muito no bolso. Ainda, escolha um reservatório em tamanho compatível com o consumo da casa, pois, se for muito grande, o consumo de energia será maior para manter a água aquecida.
5. Air Fryer
Para reduzir o consumo da air fryer, a principal dica é ajustar a potência conforme o tipo de preparo, utilizando temperaturas menores para os alimentos que cozinham facilmente. Também é bom evitar o uso do pré-aquecimento, a não ser que seja necessário conforme o tipo de preparo. Para quem prepara várias receitas, vale a pena apostar em modelos com maior capacidade, como as air fryers oven, que vêm com mais prateleiras para fazer mais de uma receita ao mesmo tempo.
6. Freezer
O uso contínuo do freezer exige alguns cuidados, tanto em casa quanto em estabelecimentos comerciais, para que a conta de energia não aumente tanto. Por exemplo, evite abrir a porta com frequência, pois o ar quente externo entra, exigindo mais esforço do motor para manter a temperatura. Em lojas, prefira modelos com tampa transparente, que permitem visualizar o interior e podem reduzir o tempo de abertura. Além disso, organize os produtos no interior para facilitar a busca e realize o degelo conforme indicado no manual do fabricante.
7. Lava louças
A lava-louças, além de facilitar a rotina, economiza água, especialmente em comparação à lavagem manual dos utensílios. No entanto, para economizar energia elétrica, é importante atenção ao uso. A função de água quente, por exemplo, pode consumir bastante energia devido à potência necessária para aquecer a água. Por isso, use esse recurso apenas quando necessário, para louças com muita sujeira ou gordura.
8. Chuveiro elétrico
O chuveiro já é um inimigo conhecido pelo aumento do gasto de energia, sobretudo nos meses mais frios. Para evitar isso, medidas simples como reduzir o tempo do banho e evitar temperaturas muito altas são as mais eficazes, já que quanto mais quente a água e o tempo de uso, maior o consumo de luz. Também é importante verificar se há vazamentos que podem aumentar o uso de água e, por consequência, o de energia.
Fonte: Tech Tudo
