Em fase de filmagens, documentário inédito vai mostra a vida de Mário Juruna, primeiro deputado federal Indígena no país.
Do chão vermelho e da urgência em manter viva a resistência Xavante, a equipe da série documental "Araguaia Território Indígena" avança nas gravações de seu mais novo episódio. O foco agora é a trajetória lendária de Mário Juruna, o cacique que rompeu barreiras para se tornar a primeira voz indígena no Congresso Nacional.
Atualmente em fase de produção e captação de imagens, o documentário propõe uma imersão profunda na história do líder que ficou conhecido por portar um gravador para cobrar as promessas dos "homens brancos".
Para construir essa narrativa com a autenticidade que o tema exige, a equipe está realizando uma série de entrevistas exclusivas. As gravações contam com a participação direta de familiares de Mário Juruna, que abrem suas memórias para revelar o homem por trás da figura política, além de figuras importantes que testemunharam sua luta e seu impacto na história política e indigenista do país.
Um registro necessário
Mais do que uma biografia, a obra busca entender como a coragem de Juruna ecoa nas novas gerações. "Este projeto nasce da resistência e da necessidade de documentar, com voz firme, quem lutou pelo seu povo", destaca a produção.
Fomento e Realização
O projeto é uma produção e realização da Curicaca Criativa, com parceria da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL/MT), Governo de Mato Grosso, Ministério da Cultura e Governo Federal. A obra é financiada no âmbito do EDITAL Nº 14/2023/SECEL - FOMENTO AUDIOVISUAL - DOCUMENTÁRIO TEMÁTICO - EDIÇÃO LEI PAULO GUSTAVO.
A data de lançamento oficial será anunciada após a conclusão da etapa de pós-produção.
Fonte: Redação com Assessoria

