
Escola Nilza em Vera promove projeto afro em celebração ao Dia da Consciência Negra
Os estudantes participaram de oficinas e produções artísticas, incluindo cartazes, redações e apresentações, que abordaram temas como a luta contra o racismo, a valorização das raízes africanas e a importância da igualdade racial.
A Escola Municipal Nilza realizou na terça-feira (19) nos dois períodos, matutino e vespertino, um projeto pedagógico em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A iniciativa envolveu alunos de diferentes séries em atividades educativas que destacaram a história, cultura e contribuições do povo negro para a sociedade brasileira. Durante o projeto, os estudantes participaram de oficinas e produções artísticas, incluindo cartazes, redações e apresentações, que abordaram temas como a luta contra o racismo, a valorização das raízes africanas e a importância da igualdade racial.
A coordenação do projeto África é do professor Ricardo Chaves e envolve todo o corpo docente da escola.
O ponto alto do projeto foi o desfile cultural, onde os alunos incorporaram elementos dos genes africanos em suas apresentações. Vestidos com trajes representativos da cultura afro-brasileira, eles encantaram o público com coreografias, músicas e expressões artísticas que exaltavam a beleza e a diversidade das tradições africanas. A iniciativa reforçou a importância do respeito à diversidade cultural e racial, destacando o papel da educação no combate ao preconceito e na construção de uma sociedade mais inclusiva.
"É tradição na escola todos os anos este Projeto África. Os alunos e os professores acabam se envolvendo nas atividades e, culmina com o desfile, os os familiares vem prestigiar. Então é uma festa e ao mesmo tempo uma forma de conscientização", comentou a coordenadora da unidade educacional, Neuza Heeman.
Fonte: Assessoria

