Foto de capa
Política

Cerimônia de posse em Vera marca novo ciclo administrativo para 2025/2028

A posse foi antecipada, mas o mandato começa a partir do dia 1º de janeiro de 2025, quarta-feira.

3 MIN LEITURA

No sábado, 28 de dezembro, o Centro de Eventos Olímpio Giacomelli foi palco da cerimônia de posse do prefeito, vice-prefeita e vereadores eleitos em 6 de outubro, para o mandato 2025-2028 em Vera. O evento reuniu autoridades locais, representantes da sociedade civil, militar, familiares e a comunidade, simbolizando o início de um novo ciclo para a administração municipal.

A solenidade começou com a entrada dos nove vereadores eleitos no pleito de 6 de outubro, seguidos pelo prefeito em exercício, Moacir Giacomelli, e pela primeira-dama, Rosangela Giacomelli. Em um momento de grande emoção, o prefeito eleito, Yago Giacomelli, acompanhado da esposa Thayse Romualdo, foi recepcionado pelos vereadores Adailton, Robson, Osni e Jadão, bem como pela vice-prefeita eleita, Dra. Ana, e seu esposo, Célio.

Entre os convidados de destaque estavam o ex-vereador Vitor Frederich, único vereador não reeleito a comparecer, e os ex-prefeitos José Cavalcante (Zé Barbudo) e Oraci Moro. Representantes da Defensoria Pública, do comando da Polícia Militar em Vera, do SINDUSMAD, de cooperativas de crédito como Sicredi, Sicoob Norte MT e Cresol, além da CDL de Vera, também prestigiaram o evento.

Procedimentos Oficiais

Conduzida pelo cerimonial da Câmara Municipal, a solenidade seguiu os trâmites regimentais, com a execução do Hino Nacional e a nomeação do vereador mais votado, Marcelo Períoto, para presidir o ato de posse, sendo secretariada pela vereadora Lúcia.

Os nove vereadores eleitos realizaram o juramento e assinaram o termo de posse em ordem protocolar: Adailton Ciqueira Brito, Antônio Penafiel, Eleandro Moreira, Jader Izidório, Osni Schmeing, Robson Freitas, Volmar Giongo, Lúcia Silvério e Marcelo Períoto.

Na sequência, foi a vez da vice-prefeita Dra. Ana e do prefeito Yago Giacomelli realizarem seus juramentos e formalizarem a assinatura dos termos de posse. Um dos momentos mais marcantes da cerimônia foi a entrega simbólica da faixa, em que Moacir Giacomelli passou oficialmente o mandato para seu sobrinho Yago.

Discursos Emotivos

Em sua despedida, o agora ex-prefeito Moacir Giacomelli destacou as conquistas de seus oito anos à frente da administração, como a instalação da Indústria 3 Tentos, que trouxe geração de emprego e renda ao município. Ele também falou das obras como o prédio da nova prefeitura, duas escolas novas, da nova UPA em construção, além de pavimentação e outros investimentos. Desejou sucesso ao novo gestor, reafirmando sua confiança no futuro de Vera.

Representando os vereadores que deixaram o cargo, Vitor Frederich fez um discurso de agradecimento e reconhecimento pelos avanços obtidos durante o mandato. Já o vereador Volmar Giongo falou em nome dos colegas eleitos, enfatizando o compromisso com o desenvolvimento da cidade.

Promessas e Afeto no Discurso de Posse

A vice-prefeita Dra. Ana destacou o sentimento de responsabilidade e sua dedicação às demandas do município, enquanto o prefeito Yago Giacomelli emocionou os presentes ao relembrar sua infância em Vera e o sonho de liderar a cidade. Ele expressou gratidão à família e aos pioneiros que ajudaram a construir o município, como seu avô que dá nome ao Centro de Eventos, além de reforçar seu compromisso com uma gestão participativa e voltada ao progresso de Vera.

Com o encerramento da cerimônia, a nova gestão assume o desafio de conduzir o município pelos próximos quatro anos, com a promessa de continuidade no desenvolvimento e fortalecimento da qualidade de vida da população.

Fonte: Julio Tabile/Assessoria

Moacir Giacomelli entrega a faixa de prefeito ao sobrinho, Yago Giacomelli - Foto Vitória Soares.
Ato de juramento do prefeito e vice
Yago e Dra Ana Piedade, devidamente empossados.

3 MIN LEITURA