Foto de capa
Política

Ciclo de formação para inclusão em Vera tem apoio do MP e da Prefeitura

O programa de capacitação marca o início de um ciclo formativo voltado à qualificação de educadores para o atendimento especializado a crianças com deficiência e/ou transtornos.

3 MIN LEITURA

Com o “APAE Capacita”, Vera dá um passo importante rumo à construção de uma sociedade mais justa, empática e verdadeiramente inclusiva, onde o potencial de cada indivíduo pode florescer com dignidade e respeito.

Em um momento de grande simbolismo e compromisso com a inclusão, foi lançado oficialmente nesta terça-feira (23), o projeto “APAE Capacita”, uma iniciativa conjunta da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Vera, do Ministério Público e da Prefeitura Municipal.

O evento solene, realizado com a presença de autoridades locais, marcou o início de um ciclo formativo voltado à qualificação de educadores para o atendimento especializado a crianças com deficiência e/ou transtornos.

O projeto, que tem duração prevista até dezembro de 2025, é considerado um marco na educação inclusiva do município. Financiado majoritariamente pelo Ministério Público, com apoio institucional da prefeitura e execução pela APAE, o “APAE Capacita” busca preparar professores e profissionais da educação de Vera e do município vizinho de Feliz Natal para atuarem com sensibilidade, conhecimento técnico e práticas pedagógicas adaptadas às necessidades específicas dos alunos.

Durante a cerimônia, a importância da inclusão foi ressaltada por diversas autoridades, incluindo a vice prefeita, Dra Ana Piedade que representou o prefeito Yago Giacomelli em viagem a Cuiabá. 

A secretária municipal de Educação, Itauana Castro, enfatizou o papel essencial de reconhecer e desenvolver os talentos de cada educando, respeitando suas singularidades.

Um dos destaques do evento foi a palestra da renomada neurologista pediátrica Dra. Julia Webber, cuja trajetória inclui formação pela USP e atuação em centros de referência como o Hospital das Clínicas e o Hospital Universitário Antônio Pedro. Com vasta experiência em neurologia infantil, Dra. Webber abordou questões cruciais sobre desenvolvimento neurológico, práticas pedagógicas inclusivas e a importância do diagnóstico precoce. Sua fala emocionou o público e reforçou a mensagem central do projeto: toda criança é capaz, desde que lhe sejam oferecidas as condições adequadas de aprendizagem e desenvolvimento.

A solenidade contou ainda com a execução do Hino Nacional, composição do dispositivo de honra com secretários municipais, presidente da Câmara Jader Paulo e dirigentes da APAE, e reforçou o papel das políticas públicas na efetivação dos direitos das pessoas com deficiência.

  "Damos início hoje a este grande projeto, graças a parceria do MP e Prefeitura, todos juntos imbuídos nesta causa que é a inclusão. A Apae de Vera está feliz com mais esse passo importante na luta a este tema tão importante e presente na nossa sociedade", finalizou o presidente da Entidade, Alexandro de Farias.   

 Fonte: AsCom

O evento solene, realizado com a presença de autoridades locais (Foto: Iago Zampirollo)

3 MIN LEITURA