Foto de capa
Política

Tecnologia inédita com drone reforça segurança pública e marca novo avanço para Sinop

Projetado para atuar em locais de difícil acesso, o drone é conectado diretamente ao caminhão dos bombeiros por uma mangueira de alta pressão, capaz de lançar água sobre os focos de fogo a até 25 metros de distância e 30 metros de altura

2 MIN LEITURA

Sinop deu um passo histórico na área da segurança pública com a chegada do primeiro drone de combate a incêndios em edifícios de Mato Grosso. O equipamento foi entregue oficialmente ao Corpo de Bombeiros nesta terça-feira (14), durante solenidade no quartel da corporação, que contou com a presença do secretário estadual de Segurança Pública, César Roveri, do comandante-geral coronel Flávio Glédson Bezerra, além de autoridades municipais e representantes de entidades locais.

O equipamento inédito atende a uma antiga demanda da Unesim, da CDL e da Câmara Municipal de Sinop, que há meses cobram soluções para ampliar a capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros diante do crescimento vertical da cidade.

Projetado para atuar em locais de difícil acesso, o drone é conectado diretamente ao caminhão dos bombeiros por uma mangueira de alta pressão, capaz de lançar água sobre os focos de fogo a até 25 metros de distância e 30 metros de altura, com autonomia de 20 minutos. A tecnologia, além de garantir maior agilidade e segurança nas operações, representa uma alternativa moderna à ausência do caminhão autoescada, equipamento tradicional usado em incêndios e resgates em grandes alturas.

O secretário César Roveri destacou a importância da inovação para o momento de expansão de Sinop.

“Estamos trazendo tecnologia e resposta rápida. Sinop é uma cidade que cresce e demanda investimentos proporcionais ao seu desenvolvimento, e este drone é mais uma ferramenta moderna à disposição dos bombeiros”, afirmou.

Já o comandante-geral Flávio Glédson Bezerra ressaltou que o drone supre uma necessidade antiga e permitirá uma linha de combate verticalizada, essencial em uma cidade que cresce para cima.

O batalhão local já iniciou um curso de capacitação de 10 dias para os militares que irão operar o novo equipamento.

Além do drone, o secretário César Roveri anunciou que o batalhão de Sinop receberá, nos próximos meses, duas motocicletas de alta cilindrada equipadas com kits de resgate, para agilizar atendimentos em acidentes e emergências urbanas.

Mais do que um investimento em tecnologia, a chegada do drone representa um marco no fortalecimento da estrutura de segurança pública de Sinop, oferecendo maior proteção à população e às empresas. O novo equipamento simboliza o resultado do diálogo e da mobilização de entidades, lideranças e autoridades comprometidas com o futuro e a segurança da cidade.

Fonte: Redação com Assessoria

Equipamento inédito atende a antiga demanda da cidade com mais de 200 mil habitantes

2 MIN LEITURA