A primeira etapa da entrega aos contemplados com bicicletas do programa Caminho da Escola (FNDE) será feita nesta quarta-feira (09), numa solenidade com os pais e alunos no Centro de Eventos Olímpio Giacomelli.
A seleção foi feita com base nos critérios estabelecidos no Artigo 7° do regulamento aprovado pelo Decreto N° 031/2024.
O município de Vera está sendo contemplado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com 600 bicicletas e capacetes.
A secretaria de Educação teve que fazer a montagem das bikes e, devido ao atraso na vinda dos capacetes, onde a empresa fornecedora teve problemas entregar, devido a enchente no Rio Grande do Sul, houve atraso na previsão de entrega e agora será feita em duas etapas, a 1ª nesta quarta e na semana que vem a segunda.
“Além disso tivemos o período eleitoral, onde achamos prudente não fazer a entrega para não ter vínculo político. Avisamos os pais e responsáveis e as próprias crianças. Agora termina a espera e vamos entregá-las”, comentou a secretária de Educação Itauana de Castro.
O programa visa proporcionar a prática regular de atividades físicas (pedal) pelos alunos da rede de educação básica, assim como outras atividades pedagógicas, esportivas, culturais ou de lazer previstas no plano de ensino da escola e realizadas fora do ambiente escolar.
Desde 2013, o programa conta com a alternativa de utilizar bicicletas para auxiliar os estudantes no trajeto que fazem de casa para a escola e vice-versa. Concebida em 2007, a iniciativa visa renovar a frota de veículos escolares no Brasil e garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes.
As bicicletas foram doadas à prefeitura, que decidirá quais escolas vão usar o novo meio de transporte e a forma de cessão aos estudantes. “O município pode ceder as bicicletas aos alunos e fazer verificações periódicas de estado de conservação ou prever a doação, após dois ou três anos de uso, relacionada à assiduidade na escola e às notas nas avaliações”, explicou o secretário de Administração e Finanças do município, Roberto Dambros.
O certame de compras foi na modalidade de pregão eletrônico.
Fonte: Assessoria



