Foto de capa
Variedades

Celebração da Consciência Negra Transforma a Escola Nilza em espaço de aprendizado e inclusão

A iniciativa transformou o ambiente escolar em um verdadeiro espaço de celebração, aprendizado e conscientização sobre a importância da cultura africana e afro-brasileira.

2 MIN LEITURA

Na semana que antecedeu o Dia da Consciência Negra, a Escola Nilza de Oliveira Pipino promoveu com grande sucesso o projeto "Afro na Escola". A iniciativa transformou o ambiente escolar em um verdadeiro espaço de celebração, aprendizado e conscientização sobre a importância da cultura africana e afro-brasileira.

O projeto teve como objetivo principal "valorizar a diversidade da cultura Africana e promover empatia, respeito e consciência cultural entre as crianças".

O envolvimento de toda a comunidade escolar foi notável. A diretora da Escola Nilza, Raquel Monteiro, destacou a importância do trabalho contínuo: "É mais um evento de grande importância para a Escola Nilza, ele está no nosso PPP [Projeto Político-Pedagógico] e os professores vêm trabalhando com excelência durante o ano, e nesse momento a gente faz a culminância", comentou.

Exposições e atividades pedagógicas

O evento contou com uma rica exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos, demonstrando a dedicação e o aprendizado em sala de aula, os murais exibiam desenhos de mulheres africanas com penteados detalhados, e o projeto do 2º ano A, chamado "Mulheres Africanas", apresentava bonecos com vestimentas vibrantes. Outro mural trazia o tema "Auto-Retrato" com a mensagem "Cada cor é especial, cabelo é diferente... e todos somos lindos igualmente!".

Os alunos do 1º ano confeccionaram a "Boneca Abayomi" e exploraram o tema "Bonecas Africanas com materiais recicláveis", reforçando a mensagem: "Por dentro, somos todos da mesma cor!".  Geografia e Cultura: Um painel impressionante com "Bandeiras da África" demonstrava o estudo da diversidade do continente.

A professora Débora Cristina ressaltou que o projeto é uma parte fundamental do currículo anual. "Nós, desde o começo do ano, nós trabalhamos com as crianças para conscientizar eles. E assim, desde o começo do ano já é pensado para esse projeto. Nós trabalhamos no projeto Afro: a diversidade, é para conscientizar as crianças."

Desfile e alegria das cores

O ponto alto do evento foi o desfile dos alunos. As crianças, algumas com pinturas faciais e adornos culturais, desfilaram com entusiasmo sob a mensagem central do projeto, que estava em destaque no mural principal: "CONSCIÊNCIA NEGRA. A DIFERENÇA NOS ENRIQUECE E O RESPEITO NOS ENGRANDECE."

Ao final do desfile, a aluna Rebeca Emanueli expressou a alegria do aprendizado: "Eu achei muito legal sobre as cores, que todo mundo é diferente, as cores. Eu gostei muito desse projeto de hoje", disse.

As atividades, que incluíram apresentações de dança com lenços coloridos, reforçaram a importância do diálogo e do reconhecimento das raízes afro-brasileiras, bem como a construção de uma educação verdadeiramente inclusiva, onde todos são acolhidos "independente de cor, raça, religião".

A secretária de Educação Itauana de Castro e a vice-prefeita Dra Ana Piedade também estiveram prestigiando o evento.

Fonte: Ascom


2 MIN LEITURA