Em Vera, a doçura da Páscoa ganhou um sabor especial graças a uma oficina de produção de ovos de chocolate promovida pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A ação envolveu mulheres de famílias acompanhadas pelo PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), que se reuniram durante as tardes para confeccionar os tradicionais doces.
A iniciativa resultou na produção de cerca de quatrocentos e cinquenta ovos de chocolate, além de trufas recheadas que compõem os kits a serem entregues na semana da Páscoa. Os primeiros a receber foram os alunos da APAE de Vera, que já puderam saborear o carinho e dedicação colocados em cada embalagem.
O processo de produção começa com o corte das barras de chocolate, que são derretidas no micro-ondas e colocadas em formas específicas. Depois de um tempo no freezer para firmar, os ovos são retirados, retocados nas bordas e recheados com trufas artesanais. Por fim, passam pela etapa de embalagem, fechando o ciclo de cuidado que envolveu toda a oficina.
Para o panificador Levi Albino, responsável por ministrar a oficina, a experiência foi marcante. “Quando me foi proposto este desafio, aceitei de imediato. É uma turma muito boa, com interesse em aprender. É importante repassar esse conhecimento, que pode ajudar inclusive na geração de renda extra. Poder contribuir com a assistência social é gratificante”, afirmou.
A secretária de Assistência Social de Vera, Amanda Marques Pintado, destacou que os kits serão distribuídos para públicos prioritários acompanhados pelos programas sociais. “Além da APAE, os ovos também serão entregues aos idosos, à Casa Lar e aos adolescentes do Projeto Cidadão do Futuro. É uma forma de levar carinho e inclusão, principalmente nessa época tão simbólica que é a Páscoa”, disse.
O secretário de Obras, Marcos Zotesso também colaborou, com a doação de algumas barras chocolate para ajudar na produção de ovos e trufas.
Neste ano, teve um diferencial para as 30 mulheres inscritas, a participantes receberam como incentivo ao empreendedorismo um kit contendo: 1 barra de chocolate, 2 formas de ovos e 1 apostila do conteúdo ensinado durante a oficina.
A oficina não só adoçou a Páscoa de muitas famílias, como também promoveu aprendizado, autoestima e oportunidades para quem participou. Mais que chocolate, os ovos entregues carregam afeto, solidariedade e o compromisso de Vera com o cuidado com as pessoas.
Fonte: AssCom

