
Profissionais da Educação de Vera participam de curso de primeiros socorros
12 profissionais – dois representantes de cada unidade, entre professores, técnicos da manutenção escolar, TDIs, monitores, além de trabalhadores do transporte escolar e educacional – receberam o treinamento.
Os profissionais da educação de Vera participaram, nos dias 13 e 14 de março, de um curso de primeiros socorros voltado para a capacitação de servidores que atuam nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Ao todo, 12 profissionais – dois representantes de cada unidade, entre professores, técnicos da manutenção escolar, TDIs, monitores, além de trabalhadores do transporte escolar e educacional – receberam o treinamento.
A iniciativa foi realizada por meio de uma parceria entre o Sindicato Rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Secretaria Municipal de Educação, atendendo ao que determina a Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018). A legislação estabelece que instituições de ensino da rede pública e privada ofereçam capacitação em primeiros socorros a seus funcionários, visando garantir mais segurança no ambiente escolar. O curso será ofertado anualmente.
Durante a capacitação, os participantes aprenderam técnicas essenciais para agir em situações de emergência, incluindo noções básicas de anatomia, avaliação de sinais vitais e procedimentos para lidar com queimaduras, descargas elétricas, traumas, desmaios, convulsões, obstrução de vias aéreas, infartos, envenenamentos, paradas cardiorrespiratórias (PCR), acidentes vasculares cerebrais (AVC), ferimentos e outros acidentes domésticos.
A secretária municipal de Educação, Itauana Letícia de Castro, destacou a importância da ação para a segurança dos alunos e servidores. “Todo ano é realizado o treinamento, e o nosso pessoal está preparado. Queremos que o ambiente escolar seja o mais seguro possível, mas, se algum acidente por ventura acontecer, temos a qualificação dessas pessoas para agir rapidamente”, afirmou.
Com essa iniciativa, a Prefeitura de Vera reforça seu compromisso com a segurança e o bem-estar da comunidade escolar, garantindo que seus profissionais estejam aptos a prestar os primeiros atendimentos em situações de emergência.
Fonte: Assessoria de Comunicação



