As celebrações pelos 51 anos de Sinop começaram neste domingo (31) com uma programação marcada pela união da fé, da cultura e da valorização dos recursos naturais da região. Cerca de mil pessoas se reuniram às margens do Rio Teles Pires para acompanhar a Romaria Fluvial e a Missa Campal, que marcaram a abertura oficial do Festeja Sinop 2025. O evento, que já se consolida como uma das principais expressões do turismo religioso da região, atraiu cerca de 80 embarcações em um percurso que ligou a ponte da MT-220 até a Praia do Cortado.
A celebração foi conduzida pelo bispo diocesano, Dom Canísio Klaus, que destacou a importância do momento para a comunidade e para a preservação da memória histórica da cidade. “Este é um dia para agradecer a Deus e reconhecer todos que ajudaram a construir Sinop, deixando como herança a fé, a esperança e o compromisso com a paz”, afirmou.
Para a diretora municipal de Turismo, Leidiane Viegas, o evento também evidencia o potencial de Sinop para o turismo religioso. “O Rio Teles Pires é símbolo da nossa cidade e trazê-lo para o centro dessa celebração fortalece nossa identidade cultural. Além disso, conseguimos realizar tudo com segurança, graças ao trabalho conjunto da Marinha, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Polícia Federal e demais órgãos parceiros”, destacou.
O primeiro dia das festividades foi dedicado ao público católico, a noite um grande show com o padre Reginaldo Manzotti no Estádio Massami Uriú reuniu uma multidão.
O Festeja Sinop 2025 é promovido pela Prefeitura de Sinop, com apoio de instituições públicas e privadas, e segue com uma extensa programação cultural, esportiva e religiosa ao longo da semana.


