Foto de capa
Variedades

Equipe da saúde de Vera viabiliza transferência aérea de bebê em estado grave à Cuiabá

A criança, deu entrada na rede pública municipal no domingo (13), e diante da gravidade do quadro clínico, foi transferida para um hospital de referência em Cuiabá.

2 MIN LEITURA

Em um esforço que mobilizou diferentes esferas do poder público, a Prefeitura de Vera garantiu o atendimento especializado a uma bebê de oito meses em estado grave de saúde. A criança, S.L.S.M, havia dado entrada na rede pública municipal no domingo (13), e diante da gravidade do quadro clínico, foi transferida na terça-feira (15) para um hospital de referência em Cuiabá.

A mobilização teve início assim que a equipe médica local constatou a necessidade urgente de um atendimento especializado. Sem vagas disponíveis na região norte do estado, o caso foi encaminhado à Central Estadual de Regulação. A articulação entre o município e o Governo de Mato Grosso resultou na liberação de uma vaga na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.

A transferência foi organizada e a bebê foi conduzida até o aeroporto de Sorriso em uma ambulância equipada com Unidade de Terapia Intensiva (UTI), acompanhada pela mãe, pela avó, pelo médico Dr. Sávio Torres, pela enfermeira Jéssica Tonin e pelo motorista Lalavandie Alves,  o Lala. De lá, embarcou em uma aeronave com suporte intensivo, disponibilizada pelo Estado.

O secretário de Gestão de Vera, Luis Fábio Marchioro, destacou a atuação sincronizada entre os profissionais da saúde municipal e estadual. "Desde o início, houve um comprometimento total da equipe de saúde de Vera. Foi uma ação conjunta, rápida e humana. Agradecer a secretaria de estado de Saúde, a superintendência de regulação que nos deu este suporte. Estamos todos mobilizados e em oração pela recuperação da nossa pequena paciente", afirmou.

A situação reforça a importância de um sistema de saúde interligado e preparado para atuar em situações críticas.

A Prefeitura de Vera continua acompanhando o caso.

Fonte: Ascom

Equipe de Saúde de Vera agiu rápido para o transporte da paciente (Foto: Divulgação)

2 MIN LEITURA