A Secretaria de Saúde e Saneamento de Vera entregou um importante reforço à equipe da Vigilância Ambiental, na manhã desta segunda-feira (23), novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foram disponibilizados aos agentes que atuam diretamente no combate a endemias como Dengue, Chikungunya e Zika. A entrega foi realizada pelo secretário de Saúde, Luis Fábio Marchioro, que destacou o compromisso da gestão com a segurança e estrutura dos trabalhadores da linha de frente.
O pacote de equipamentos inclui:
- 14 botinas;
- 150 máscaras descartáveis com válvula;
- 20 vestimentas completas para pulverização com touca;
- 10 óculos de segurança;
- 10 kits de máscara semi-facial;
- 10 luvas de raspa de 20 cm;
- 10 cartuchos para máscaras;
- 15 luvas de látex;
- 15 luvas de malha com banho de látex.
Segundo o secretário, “sabemos o quanto o trabalho desses guerreiros é essencial, e pensando nisso nosso prefeito Yago Giacomelli e a vice-prefeita Dra. Ana autorizaram a aquisição desses EPIs, garantindo mais segurança e eficiência no serviço prestado.”
Além da valorização dos profissionais, os investimentos já refletem diretamente nos resultados. Dados do Relatório de Indicadores Entomológicos do Ministério da Saúde mostram queda nos índices de infestação. O IIP% (Índice de Infestação Predial) caiu de 4,56% em março para 1,36% em junho, o que representa uma redução de mais de 70% em três meses. O IB% (Índice de Breteau) também teve queda significativa, saindo de 5,84% para 1,93% no mesmo período.
Gráfico de Redução no IIP% – Vera (2025)
(com base nos dados do relatório oficial)
📉 Janeiro: 3,92%
📉 Fevereiro: 3,92%
📉 Março: 4,56%
📉 Abril: 3,15%
📉 Maio: 3,44%
📉 Junho: 1,36%
A administração municipal ressalta que, além das ações da equipe de Vigilância, o apoio da comunidade tem sido fundamental para essa conquista. “É a soma do esforço dos nossos profissionais com a conscientização da população que está permitindo esses avanços”, completou Marchioro.
Com a entrega dos novos equipamentos e os resultados positivos, a prefeitura reforça seu compromisso com a saúde pública, atuando com planejamento e responsabilidade para manter a cidade cada vez mais protegida das arboviroses.
Fonte: Ascom/Prefeitura


